Como Consulta SPC

By | 25 de maio de 2017
CONSULTA SPC - Aprenda Como Consultar SPC Passo a Passo

(Foto: Divulgação) CONSULTA SPC – Aprenda Como Consultar SPC Passo a Passo

Em tempos estranhos como os atuais, as vezes é necessário realizar uma consulta SPC, sim é um pouco chato. Mas não dá para confiar, afinal existem vírus e fraudes, o nosso nome é sempre o bem mais poderosos que temos para nos defender desse tipo de coisa. Por isso mesmo hoje será o dia de falarmos mais sobre isso.

Existem várias de consultar o SPC, seja via internet ou mesmo presencial, fato é que sempre dará. Você é sempre o nosso convidado, e por isso deverá continuar com a gente. Mas vamos parar de conversar e vamos lá.

Tudo sobre o SPC

O Serviço de Proteção ao Crédito ou Bureau de Crédito, popularmente conhecido como SPC é um serviço de informações de crédito, que utiliza informações de adimplência e inadimplência de pessoas físicas ou jurídicas para fins de decisão sobre crédito

No Brasil, o serviço de proteção ao crédito é prestado por bureaus de crédito públicos (como o Banco Central) ou privados (empresas privadas que atuam nesse setor).

No ano de 1955, o fundador das “Casas Minerva Roupas Ltda.” solicitou à Associação Comercial de São Paulo que está se responsabilizasse pela centralização dos dados do comércio. Em 14 de julho, deste mesmo ano a ACSP, em acordo com os lojistas criou o primeiro serviço de proteção ao crédito.

Historicamente, no Brasil a concessão de crédito é baseada exclusivamente nos registros de inadimplência, utilizado para checar o histórico de mau pagamento de consumidores ou empresas. Aprovado em junho de 2011, o cadastro positivo entra em vigor e passa a utilizar dados que informam a pontualidade do consumidor e empresas no pagamento de suas contas em dia.

Como Consulta SPC

Para consulta SPC existem duas maneiras, e nós explicaremos abaixo:

  1. Consultar Pela internet

Você pode consultar restrições de crédito através de alguns sites na internet que cobram uma taxa pela consulta, mas pesquise antes sobre a credibilidade deles para não ser enganado.

O SCPC (Boa Vista Serviços), disponibiliza a consulta gratuita mediante cadastro apenas para o próprio titular do CPF através do link http://www.boavistaservicos.com.br/consumidor-positivo/consulta-cpf-gratis/

  1. Consultar Pessoalmente

Comparecendo pessoalmente a uma central de atendimento do SPC, SERASA ou SCPC com os seguintes documentos: documento de identidade com foto e CPF (carteira de identidade, carteira de motorista, carteira do trabalho, passaporte, carteira profissional ou outro documento com caráter oficial).

A consulta e a certidão devem ser gratuitas. (Se cobrarem, você deve denunciar ao Procon ou ao Ministério Público).

Leia Também: Consulta serasa

Se você não puder ir pessoalmente e tiver que pedir para outra pessoa, esta pessoa deverá levar o seu documento de identidade com o CPF (da pessoa para a qual será pedida a certidão) e uma procuração com a sua assinatura reconhecida em cartório e com poderes específicos para realizar a consulta SPC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *